Cooperação ou interação?!
Interagir compartilhando?! Ésaudável e proveitoso ter consciência das transformações a que estamos submetidos e assimilá-las; logo, a construção de "uma nova realidade na escola" faz parte do fazer pedagógico docente. Trata-se de uma busca incessante do conhecimento para construir nossa humanidade eficazmente evolutiva .
As atitudes cooperativas precisam ser aprendidas e valorizadas eticamente.
Cooperação, segundo Jean Piaget, é o melhor caminho para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral. Estamos a caminho de uma sociedade pautada na cooperação para o desenvolvimento da autonomia do cidadão. O contexto impõe-nos planejamentos que "potencializem a aprendizagem, a convivência, o respeito mútuo etc".
Instigante é o atributo mais adequado para a inquietude que a realização do Projeto Integrado de Aprendizagem proporciona. Urge participar de modo significativo dessa sociedade da Informação/Conhecimento. Não se preparar para tal é excluir-se do processo de ensino-aprendizagem, portanto somos levados prazerosamente a desconstruir posturas pedagógicas para construí-las de acordo com o que mundo atual pede.
Talvez a grande dificuldade seja organizar o tempo para tantas tarefas, ou ainda, aprender a selecionar fazeres que são novidade no dia-a-dia pessoal/profissional e "salvá-los"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário